Resenha “Construindo Aplicações Node com MongoDB e Backbone”

Olá pessoal!

Estava pensando em um tema para meu primeiro post, ao mesmo tempo em que estudava o material do novo livro que comprei.capa_livro_node

seta

Apesar do pouco tempo com ele, já tinha algumas críticas e elogios, então por que não fazer uma pequena resenha sobre o livro, não é mesmo?

Vamos lá, o que me chamou a atenção inicialmente foi o uso do MongoDB (banco de dados NoSQL, amplamente utilizado por aí). Por quê? Desde a faculdade eu ouvia falar sobre bancos de dados não relacionais, mas até quase 1 ano após concluir o curso eu não fazia ideia de como eles REALMENTE funcionavam!

Até que, cerca de 2 meses atrás, resolvi fazer um curso online na MongoDB University,  onde finalmente entendi, não somente os principais conceitos do NoSQL, mas também sobre a estrutura do MongoDB, focado no uso de arquivos no formato JSON e Javascript para manipulação destes em um ambiente shell.

Mas enfim, deixemos este tópico para um post completo no futuro! 🙂

Estou estudando bastante Javascript e seus frameworks, portanto imaginei que um livro relativamente recente (2014), ensinando Node, Backbone e diversos plugins e bibliotecas complementares seria ideal!

A proposta central do livro é a construção de um tipo de rede social, com chat, atualizações em tempo real e publicações de artigos (já vi isso em algum lugar…). Além disso, a arquitetura da aplicação é pensada de forma a ter um protótipo rápido (MVP, sabe?) e escalável, que é um requisito essencial, no modelo MVC.

Bem, após estas apresentações, serei sucinto na descrição dos pontos que considero bons e ruins, dentro do que já li:

Bom

  1. Uso de tecnologias open source, modernas e “parrudas”, aderentes aos atuais paradigmas da programação Web.
  2. Código completo da aplicação, inclusive no GitHub (como é padrão para os livros da O’Reilly).
  3. Estou gostando da ordem usada nos capítulos/conteúdos para o desenvolvimento do app, com explicações dos códigos logo após a sua apresentação.

Ruim

  1. Tradução! Costumo ler conteúdo técnico em inglês mesmo, principalmente no formato digital. Mas quando compro algum livro me “dou ao luxo” de escolher o português (queira ou não, ainda leio mais rápido na minha língua nativa…rs). Porém, a tradução claramente não foi revisada tecnicamente, ou se foi, não teve a preocupação de tornar as frases mais fluídas, realmente adaptadas ao português. Algumas frases ficam “truncadas”, tendo que ler 2 ou 3 vezes pra ter certeza que o autor está dizendo aquilo mesmo. Este ponto realmente me chateou um pouco, mas agora vou ter que lidar com isso.
  2. Pelo que folheei dos capítulos à frente, todo o código é bem explicado. Porém, as primeiras partes, que expõem os conceitos básicos das ferramentas usadas deixam um pouco a desejar. Além de serem sucintas DEMAIS, a questão da tradução também prejudica o entendimento. Sabe aqueles textos que você lê e não tem certeza se foi você que não entendeu ou se ele não está dizendo nada mesmo?! Não é de todo ruim, mas tinha expectativas maiores sobre estes pontos iniciais.
  3. O livro diz que não precisa ter grandes noções de Javascript para entender o conteúdo, porém eu recomendaria que você tivesse sim um background de Javascript, JSON, lógica, etc. (creio que para comprar um livro desses, no geral já tenha, mas vale a pena reforçar!)

Em resumo…

O livro é BOM. Eu recomendo para você que tem interesse em desenvolvimento Web moderno. Se for comprar o livro, se possível, compre em inglês! Acho importante também ter um conhecimento anterior ao menos razoável de Javascript e programação, para não desistir de ler por não entender muito bem os conceitos apresentados, pois as vezes eles são sucintos demais.

Bom, é isso! Você já leu este livro? Recomenda também? Tem outros pontos positivos ou negativos para citar? Coloca aqui nos comentários!

Um abraço!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s