Organizando a Bagunça! (Parte 1)

organized

Estava indeciso quanto ao tema do novo post, mas finalmente decidi!

Organização e Produtividade!

Não sou nenhum expert nestes temas, mas gosto muito do assunto, leio sobre ele e sempre busco aumentar a eficiência na realização de meus projetos pessoais e profissionais. Quero focar em duas questões práticas sobre eles, e que possam ser usadas sem demora!

Dividi o post em duas partes, nas quais irei apresentar aquelas que considero as duas melhores ferramentas para se organizar e fazer as coisas acontecerem: Listas e Mapas Mentais! 🙂

Começarei falando sobre Listas.

Já percebeu como elas atraem nossa atenção? Livros, textos e posts que usam tópicos costumam ser bastante atrativos: “Os 10 Hábitos Mais Importantes”, “Os 5 Aplicativos Mais Baixados do Ano”, “Os 15 Líderes Mais Influentes da História”, etc… .

Todos sabemos o que são listas, mas você talvez não tenha descoberto ainda o poder que elas podem te dar para resolver problemas e finalizar tarefas (ou até mesmo saber o que realmente precisa ser feito!). As listas de tarefas podem te deixar extremamente focado e isso ajuda muito na produtividade.

Enfim, falei que seria prático, então vamos lá! Não perca mais tempo e comece fazendo uma conta na melhor lista de todos os tempos! 🙂

Nela você consegue criar listas, organizá-las em pastas, compartilhar, atribuir responsável de cada item, colocar data limite, lembretes, subtarefas, notas, comentários… ufa! Tudo isso com uma interface bela e intuitiva, sistema de busca e sincronização com Smartphone. Ou seja, tudo que é necessário e mais!

Conheci a Wunderlist este ano e virei fã assumido. Depois que comecei a usar, fiquei viciado, pois se não está lá, para mim praticamente não existe!

Pode até parecer loucura, mas este é justamente o principal benefício das listas: saber que suas tarefas estão todas anotadas em algum lugar e que seu cérebro não precisa ficar guardando isso na memória. O que inclusive  reduz o estresse, pois se percebe que aquelas “1000 tarefas”, na verdade eram apenas 6 ou 7…

Outra vantagem de usar a Wunderlist é que eu unifiquei todos os meus locais de anotações, pois favorecem a eficiência nas tarefas, já que não é necessário ficar lembrando exatamente onde você anotou aquele item específico, quando precisar lembrar os detalhes para resolvê-lo. Locais como favoritos do navegador, listas de compras e desejos, afazeres diários, responsabilidades familiares, projetos pessoais e profissionais, links com ferramentas online e textos para ler depois, entre outros, agora estão em um único local!

A forma que organizei minhas listas lá foi a seguinte:

  • Pasta Familiar: listas com perguntas para o Pediatra, listas de compras, finanças, afazeres gerais e da casa, entre outras listas de assuntos pessoais;
  • Pasta Profissional: listas com tarefas dos projetos em andamento, chamados a tratar e outras com assuntos relacionados ao trabalho;
  • Pasta Pessoal: listas com sonhos, filmes para assistir, artigos para ler depois, ferramentas online, links para estudo, promessas e desejos para o novo ano, etc.

Este formato que tenho usado é bem minimalista, provavelmente irei refazê-lo no inicio de 2016. Mas considero que a simplicidade na organização das listas é um fator que nos permite reduzir a ansiedade das “tarefas rodando na cabeça”, e mais felizes ao conseguir cumprir as atividades que já estão há um longo tempo para serem iniciadas e/ou concluídas.

E você, utiliza listas para controlar seus afazeres? Tem outro aplicativo de listas para recomendar?Deixe seu comentário abaixo!

Um abraço e bom final de ano! 🙂

 

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Organizando a Bagunça! (Parte 1)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s