Organizando a Bagunça! (Parte 2)

Olá pessoal! Este é o 2º post da “minissérie” que iniciei aqui.

Hoje falarei sobre Mapas Mentais!

Como o nome já diz, eles têm como objetivo tornar visível as ideias, metas e temas, aparentemente desorganizadas, que ficam circulando em nossas cabeças, nos permitindo ver as relações entre elas. Além disso, outras tarefas e assuntos interligados, que ainda não tínhamos vislumbrado, sem dúvida virão à tona durante a elaboração dos mapas.

Como disse no post anterior, sou muito fã de listas. Vejo o Mapa Mental como uma espécie de lista, mas com a vantagem de mostrar rapidamente as interligações entre as coisas, algo que nas listas pode ficar um pouco menos aparente, dependendo do seu poder de classificação. Além disso, é uma ferramenta mais livre e flexível, que pode ser mais intuitiva para aqueles com um lado mais artístico, pois permite qualquer tipo de desenho, imagem, fluxograma, e o que mais for necessário para representar suas ideias.

Inclusive, este recurso não precisa ser usado apenas profissionalmente ou para estudo. Na época que estava correndo com os preparativos de meu casamento, por exemplo, precisei fazer um mapa mental e garanto que, caso contrário, muita coisa teria escapado ou passado do prazo, tornando esta fase muito mais estressante!

Existem diversos softwares e apps que possibilitam criar mapas mentais, como a MindMeister, mas para atividades criativas (que o mapa não deixa de ser) confesso que prefiro e recomendo a você que faça na mão mesmo! Por vários motivos:

  • Facilidade de fazer pequenos desenhos, que sejam representativos;
  • Liberdade no formato dos balões e ligações entre s ideias/tarefas;
  • Processo de escrita manual é mais estimulante para o cérebro, ajudando a lembrar dos pontos importantes.

De preferência, utilize uma folha bem grande (para ideias complexas) ou pequenas fichas (para questões pontuais). Além disso, utilize cores, elas com certeza tem um grande impacto na elaboração do mapa e também na memorização (quando necessário!).

Você encontra diversos exemplos pela internet, veja alguns que achei interessantes (deste site aqui):

MyBigMindMap-2000x0

About-Illumine_illumine-2000x0

E aí, o que achou sobre a ideia de criar mapas mentais? Está afim de tentar usar em seu dia a dia? Que outras formas você utiliza para auxiliar no controle de suas tarefas? Compartilhe!

Até o próximo post! 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s