Cursos Online

O aprendizado constante é uma realidade indiscutível, principalmente na área de Tecnologia e Desenvolvimento. Pensei em escrever um post sobre os diversos cursos online disponíveis (muitos deles gratuitamente), mas achei melhor colocar numa página fixa aqui do blog, devido à importância do tema.

Assim, poderei incluir outros com o tempo, deixar minha opinião e receber sugestões sobre cada um deles num local fixo.

 

pluralsight_logo

Cursos de grande qualidade, incluindo as ferramentas mais modernas para desenvolvimento de sistemas, mas também de análise de dados, negócios, marketing, arquitetura, etc.

A interface é bem simples e agradável, a busca bem estruturada e os filtros organizados. O conteúdo então (que é sempre o principal), nem se fala! Praticamente um dos mais bem qualificados pela comunidade e realmente não tem nem como discutir!

O site é pago, mas existe uma oportunidade de conseguir 6 meses de acesso gratuito, se cadastrando neste site da Microsoft. Lá também são disponibilizados outras ferramentas gratuitas, eu recomendo (inclusive estou usando meus 6 meses atualmente)!!

 

codecademy_logo

Um dos mais conhecidos sites para aprender a programar online, tem muitos cursos disponíveis, todos gratuitos! Não tem uma quantidade tão grande de cursos como outros, mas é bem abrangente nos temas disponibilizados.

Você constrói algumas pequenas aplicações em cada trilha, mas tem que se tomar cuidado para ter o foco no aprendizado em si, para não acabar apenas copiando o que é mostrado, seguindo até o final, mas não entendendo muito bem o que está fazendo.

Recomendo para aqueles que já tem uma noção básica de programação, creio que aproveitarão um pouco melhor do conteúdo, além claro de inglês (ao menos uma leitura intermediária ou técnica).

 

logo-code-school

Mais abrangente que o Codecademy, é possível aprender desde o mais básico do básico, até o bastante avançado, pois o aprofundamento dos tópicos é bem grande, além da variedade de temas disponíveis. Além disso, a dinâmica de ensino é bem mais estruturada, com vídeos, trilhas sonoras (muito bacanas, por sinal) e desafios com estilo de um game.

Claro que todo esse conteúdo tem um preço ($$), mas é atualmente um dos sites de aprendizado online mais importantes para programadores e profissionais de TI.

Geralmente, que valorizam seus colaboradores por meio de formação continuada pagam contas Pro no CodeSchool, o que é um ótimo estímulo ao aprendizado e sem dúvida trás um retorno importante para todos.

Como o anterior (e muitos outros), precisa de conhecimento em inglês, ao menos leitura intermediária, pois todos os vídeo tem legenda.

 

lynda_logo

Adquirida pelo Linkedin este ano (por meros 1,5 bilhões de dólares…rs), a empresa Lynda já uma gigante do setor de treinamentos corporativos e tecnologia e realmente possui uma quantidade absurda de conteúdo, com abrangência em praticamente todas as áreas do conhecimento, não somente em Tecnologia.

A grande diferença no caso é o custo! É possível testar por apenas 10 dias, e depois o menor plano sai por $24,99 por mês, o que pode dificultar para quem está buscando conhecimento, ainda mais neste oceano de ótimos sites e materiais gratuitos.

 

logotipo_alura_caelum

Já conhecida pela grande qualidade de seus cursos, a Caelum lançou há algum tempo a plataforma Alura, onde é possível adquirir ótimos cursos online, por um preço pouco mais acessível, e que também aborda uma gama bastante interessante de assuntos no domínio das linguagens de programação e novas tecnologias.

Ainda não fiz nenhum curso lá, mas pelas ótimas recomendações que já ouvi e pelo preço camarada, creio que valeria muito a pena investir!

 

Coursera.svg

No Coursera você tem acesso a universidades do mundo todo, com uma gama de cursos muito grande, em diversas áreas (Negócios, Ciências da Computação, Biológicas, Artes, etc).

A missão deles é bem profunda: “Fornecemos acesso global à melhor educação do mundo.”. Ainda não fiz nenhum curso lá, mas recomendo devido à qualidade dos parceiros que oferecem estes conteúdos.

Diferente de alguns dos outros já citados, aqui você geralmente está se comprometendo com um curso mais estruturado, no sentido de ter calendário específico, provas, trabalhos, então recomendo que planeje bem antes de clicar em “Inscrever-se”.

Porém, ao concluir suas atividades, terá o reconhecimento das melhores universidades e organizações mundiais.

 

Veduca

Semelhante ao Coursera, o Veduca oferece cursos de universidades brasileiras e americanas, você pode consultar pelos cursos gratuitos, MBA’s ou Extensão (apesar que a filtragem por cursos de escolas internacionais não trouxe nenhum resultado, quando escrevi esta descrição).

Tem crescido bastante e conta com apoio de gigantes como o Google e a Fundação Lemann.

Apesar da menor quantidade de cursos em relação a outros, não é de maneira algum uma lista pequena e com certeza pode ser muito bem usado para aumentar sua qualificação profissional.

 

3858294280cc40bea2a0230cc861e7f9

Também focado em cursos online de instituições internacionais, o Udacity oferece um conceito que eu acho bem interessante, que é o de “Nanodegrees”. Essas “micro-graduações” permitem que você aprenda algo de uma área específica com uma boa profundidade, mas sem exigir o tempo de uma graduação ou tecnólogo, que para o aprendizado constante acaba facilitando a vida! 🙂

O foco é basicamente nas áreas tecnológicas, podendo escolher os cursos por empresa, tipo de tecnologia e nível de conhecimento. Dentre os sites citados, é um dos que tem maior qualidade nos conteúdos oferecidos.

Claro que grande parte deste conteúdo tem um preço, mas nestes casos eles geralmente oferecem um reembolso de metade do valor do curso, se concluído em até 12 meses! Vale a pena até como um estímulo para aqueles que tem mais dificuldade em seguir cursos online do início ao fim, devido a falta de tempo/planejamento, pois este “peso no bolso” geralmente faz a tomada de decisão ser mais firme.

Além disso, você constrói projetos reais durante este tempo e tem seu código revisado em até 24 horas por especialistas, o que sem dúvida vai consolidar muito mais seu aprendizado!

 

logogc

Esta é mais uma indicação brasileira, para comprovar que temos muito conteúdo de qualidade sendo propagado por aqui! A Globalcode possui cursos tanto presenciais quanto online, mais curtos ou mais longos e com alguns “combos”. O foco é bem forte em Java e suas aplicações (softwares empresariais, arquitetura de sistemas, IoT e robótica, etc), mas eles também disponibilizam cursos de outras tecnologias e ferramentas.

Além do link do site, onde você pode visualizar todas as informações que quiser, destaco aqui abaixo o link deles com Mini-Cursos dos mais variados temas:

Mini-Cursos Globalcode

 

E você quer indicar algum site específico para aprendizado? Já usou algum dos sites citados? Deixe seus comentário ou me mande um email!

Bons estudos! 🙂

Anúncios